Tirando as rodinhas

Vou comecar uma série de tópicos com minha preparacao e desenvolvimento em provas Audax. A ideia de postar aqui o desenvolimento dos treinos, das provas e meus progressos. A razão de eu estar escrevendo é incentivar outras pessoas que querem fazer o mesmo além de centralizar conteúdo em português, apesar de achar bastante coisa de qualidade pela internet. Alguns dos materiais que encontrei são razos enquanto outros não cobrem pontos nos quais tenho interesse.

Pedalo de maneira irregular a alguns anos, ano passado após me mudar para uma cidade que tem o suporte um pouco melhor do que o padrão brasileiro para o ciclista, resolvi levar o esporte um pouco mais a sério.

A algumas semanas fizemos as inscricões (minha companheira irá correr o percurso de 100km) para a prova de 200km em Florianópolis. A partir daqui vou contar um pouco sobre como as coisas vão se desenrolar na preparacão e execucão das provas.

O que é audax

Audax são provas de ciclismo com longas distâncias, em formato não competitivo. Ou seja, você está correndo contra você mesmo. No geral as provas são bem generosas com o tempo de corte. Elas também não tem uma estrutura em relacão ao trajeto, então fora os pontos de controle, a navegacão é por conta do participante.

As etapas podem ter 200, 300, 400, 600 e 1000 kilometros. Geralmente com as mais curtas no inicio do ano progredindo até as mais pesadas.

O que me agrada tanto nesse tipo de prova é que por não ser de natureza puramente competitiva das etapas permitem que se tenha mais tempo em atencão com a rota durante o pedal. O que não seria possível estando em uma prova onde a meta é ser o número um.

Outra coisa que me chama a atencão é o fato do suporte ser limitado, você tem que conhecer minimamente do seu equipamento, para caso seja necessário manutencão (o que não é raro nas etapas maiores).

Metas

A primeira meta é correr os 200km, 300km e 400km. Tenho um pouco de receio com a questão de privacão de sono, o que me faz rejeitar as provas de 600km e 100km no momento. Também acho que não tenho tempo e disposicão para a preparacão nescessária para a prova de 1000km.

A segunda meta é não fuder o meu corpo no longo prazo. Eu já tenho um joelho que não é 100%. O esporte é uma parte muito importante da minha vida. Eu sei que por ser uma modalidade de resistência o Audax pode machucar violento se não for feito de uma maneira consciente. Um movimento um pouco errado repetido a exaustão nos treinos ou na afobacão de uma prova pode deixar sequelas pro resto da vida. O que eu vou tentar evitar.

Apesar de esse último ser um ponto implicíto para muita gente que prática esporte, eu coloquei uma meta para facilitar a tomada de decisão em situacões onde precisarei escolher sobre seguranca ou integridade física vs terminar uma prova no tempo estabilecido.

Em relacão as etapas, minha meta para a prova de 200km, é completar em um tempo menor que 11:00 horas. Isso me da uma média boa (20km/h) com um bom tempo para paradas (1h no total). Ainda preciso pensar na minha estratégia de paradas já que no momento ela consome 1 hora de prova (o que é 10 por cento do tempo que vou ficar pedalando). Além disso, esse tempo me permite manter uma boa margem para imprevistos.

Progresso até o momento

A uns 2 anos atrás, ainda quando morava em São Paulo, resolvi voltar a pedalar. Algo que após a faculdade deixei de praticar regularmente em favor da corrida. Então comecei a procurar uma bike, pela localidade procurei uma bicicleta do tiop speed (da qual nunca tinha usado anteriormente). Por recomendacões e não saber o quanto estava investido no esporte comprei uma boa bike de entrada usada.

Como falei anteriormente, faz algum tempo que tenho a intencão de participar de provas longas, então o último ano já venho adquirindo alguma familiaridade com meu equipamento. Quando decidi levar o ciclismo como esporte, o primeiro passo foi fazer um bike fit. Com isso veio o diagnóstico de que minha bicicleta estava muito grande. Então comecamos a busca por alguma coisa que se integrava melhor com o meu tipo físico.

Achar a bike do tamanho ideal para mim fez com que a sensacão fosse quase como se eu tivesse mudade de esporte. Os pedais se tornaram muito mais prazerosos e menos desgastantes. A evolucão na qualidade do equipamento com certeza contou, mas o fato das dimensões serem as ideias para mim me trouxe muito menos desgaste e sofrimento (principalmente em pedais longos). E essa é a primeira dica daqui, busque um bike fit, se no momento não for possível uma acessoria para isso, procure versões virtuais. Isso pode mudar a maneira que você enxerga o esporte.

Outra coisa que comecei a praticar esse ano com regularidade foi o Pilates. Fiz essa escolha para adquirir uma melhor percepcão corporal e também para balancear o ciclismo que é um exercício de forca com algo que desenvolva minha flexibilidade (que foi bastante precarizada até esse ponto).

Desafios

Uma das coisas que eu vejo com grande desvantagem até o momento e não ter um grupo regular para treinos. Isso faz com que as vezes apesar de eu estar rodando, eu esteja o fazendo em um ritmo muito mais leve do que poderia por falta de estimulo. Isso também me faz não ter a nocão de qual melhor seria meu rendimento andando em um grupo, tanto na parte da percepcão de fadiga quanto na economia de energia.

Outro ponto é meu bendito joelho, vou ter que trabalhar de maneira mais regrada para não o inutilizar. Uma coisa que alivia é que as etapas acontecendo em Florianópolis, não terão muita altimetria. Negligênciado é o fortalecimento muscular. Preciso pesquisar mais sobre isso esse tópico. Considerando principalmente meus joelhos que sendo o meu gargalo tanto de desempenho quanto de conforto.

Aproveitando que mencionamos outro fator externo. O vento. Florianópolis é uma cidade de litoral, o que faz com que as vezes os ventos estejam bastante brutais. A primeira etapa faz a volta na ilha (apesar de ainda não ter o trajeto das seguintes). Em um dia normal pegamos vento lateral ou vento contra em um sentido e a favor em outro. Em um dia excelente, pegamos o vento a favor em ambos os sentidos. Em um dia péssimo é vento contra na ida e na volta. Esse pode ser um fator bastante inesperado caso o participante esteja acostumado(a) a pedalar em lugares que não tem tantos ventos ou ventos fortes.

Estratégia de treino

Como a prova escolhida é focada em resistência, os treinos vão ser mais voltado para o acumulo de km e tempo no selim, com eventuais treinos de forca e subida. Também pretendo fazer algumas voltas de reconhecimento. Para a primeira prova de 200km a ideia inicial é fazer um reconhecimento parcelado (metade do trajeto em cada dia) e um simulado. Esse último tentando iniciar no mesmo horário que inicia a prova.

Para as provas de 300km e 400km não vou ser capaz de fazer o simulado, uma vez que as três provas tem um espacamento igual ou menor de 1 mês. Porém planejo usar os trajetos como formas de treino, pra evitar surpresas durante os eventos.

Eventualmente vou entrar com mais detalhes sobre estratatégias de treino e como me planejei para as competicoes.

Próximos passos

Além desses tópicos também tenho um monte de dúvidas que vão desde qual é o tamanho ideal do pneu para o equilibrio desejado de velocidade e conforto até qual é a melhor estratégia de paradas e descanso para os meus objetivos. A ideia é ir explorando e escrevendo algumas respostas aqui no blog.

Além de fazer os relatos aqui também vou tentar gerar alguns depoimentos em formatos de podcast. Assim consigo ter alguns pontos mais detalhados com um pouco menos de esforco.

Se quiser entrar em contato pra trocar experiências ou marcar um pedal, manda um alô para pmargreff at gmail dot com.



So long and thanks for all the fish!